25 de jan. de 2012

E lá se vai a mata pelo chão



Quando uma velha árvore seca e cai no meio da mata, abre-se imediatamente uma clareira que passa a receber a luz direta do sol. Esse local é logo repovoado por ervas, arbustos, capins e árvores, em geral de crescimento rápido e vida curta. São as chamadas pioneiras. Elas recebem esse nome por cumprirem a função de iniciar a ocupação de um local que passou por alterações. Exemplos de pioneiras são a Embaúba, o Guapuruvu, o Bico-de-pato, o Pau-cigarra e o belíssimo Pau-jacaré, veja a foto.






Em seguida, árvores maiores e de crescimento não tão rápido – as chamadas secundárias - começam a ocupar o mesmo espaço. Dentre elas, o Ipê-amarelo, a Canjerana, o Cedro-rosa e a Paineira, com seus espinhos e flores cor-de-rosa.







Por fim, a floresta volta a fechar, quando as grandes árvores atingem o dossel. São as espécies clímax ou tardias, de madeira nobre e crescimento lento como o Jacarandá-branco, o Jatobá, o Jequitibá, a Canela e a Imbuia. Esta última, na lista de extinção da Mata Atlântica, mas presente em lojas européias de pisos de tábuas corridas. Por que será que está em extinção?



E lá se vai a mata pelo chão... de belíssimas casas por todo o planeta. Como diz o anúncio: frete gratis para o Reino Unido. O alto preço do desmatamento pagamos por aqui.



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário