12 de jun. de 2012

Da Eco92 até a Rio+20 – A ONU mostra o que mudou


O interessante relatório "Keeping track of our changing Environment: From Rio to Rio +20" mostra o que mudou nesses 20 anos após a Eco-92, quando foram estabelecidos os princípios para o desenvolvimento sustentável.

O crescimento econômico passou a refletir aspectos ligados ao consumo de recursos naturais e a destinação dos resíduos gerados. Dos primeiros computadores pessoais aos atuais tablets, o relatório mostra o que mudou em termos de avanço de tecnologia, crescimento da população, produção de alimentos, diminuição da biodiversidade e o como tudo isso vem afetando o meio ambiente. Confirma a necessidade de melhoria da coleta e monitoramento dos dados ambientais a fim de fornecer informações confiáveis ​​e relevantes para tomada de decisão ligada a políticas públicas e soluções de flexibilidade, cooperação e inovação. 

A Rio+20 é uma oportunidade de envolvimento e compromisso para que o jargão “desenvolvimento sustentável” não seja apenas um jargão.

Veja o relatório na íntegra em: Relatório PNUMA 1992 - 2012
Comentários
6 Comentários

6 comentários:

  1. eco 92 e rio +20 é um assunto muito discutido, pois leva como tema uma vida e um desenvolvimento sustentavel, nao queremos apenas palavras e acordos no papel, queremos atitudes. beijos e abraços.................

    ResponderExcluir
  2. a grande verdade é q o Brasil politico nao tem interesse em divulgar eventos socio-economicos e ambientais,pois a populaçao de baixa renda iria,quem sabe um dia cobrar mudanças!

    ResponderExcluir
  3. A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, chamada ainda de Rio+20, será uma conferência cujo objetivo é debater sobre a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável. mas espero que não fique só no papel essas tais mudanças,esperamos atitudes...

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente por mais que o homem se esforce em busca da paz e do equilibrio socio ambiental,provavelmente não terá grande sucesso.Pois existe uma deficiência no ser humano que é impossivel de se mudar em todos no mundo.Esta deficiência que eu me refiro se chama VAIDADE.

    ResponderExcluir
  5. kkkk sobrei nesse assunto pois infelismente não adiantou de nada tais conferencias ocrridas.Ate hoje não vi resultados pelo contrario, apenas piorou tudo desde então e ai o que resta fezer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, nada passará do papel para a ação sem nossa participação cidadã. O Projeto Precisa nos ajuda a repensar nosso papel para a transformação que queremos.

      Excluir