15 de jun. de 2012

No futuro que queremos o consumo é sustentável

"Nós, chefes de Estado e Governo, reunidos no Rio de Janeiro, Brasil, de 20-22 de junho de 2012, resolvemos trabalhar juntos por um futuro próspero, seguro e sustentável para nossos povos e nosso planeta."  Esse é o primeiro item no documento O Futuro que Queremos, onde produção e consumo sustentáveis figuram em 4 parágrafos. 

Para a produção sustentável, além da consciência empresarial e do marketing verde, temos a força da legislação. Já para o consumo sustentável, a mudança de comportamento precisa de boas doses de educação ambiental, trocar o "ter" pelo "ser" e repensar nossa atitude como consumidores. A Rio+20 traz um  acordo internacional entre chefes de estado para o desenvolvimento sustentável, mas a mudança de paradigmas para atingir os objetivos depende de juntos transformarmos ideias e propostas em ação. 

Veja os 4 parágrafos:

14. Decidimos redobrar nossos esforços para erradicar a pobreza e a fome, e garantir que as atividades humanas respeitem os ecossistemas do planeta e seus sistemas vitais. Precisamos integrar o desenvolvimento sustentável em todos os aspectos da forma como vivemos. Reconhecemos a responsabilidade particular de cultivar o desenvolvimento sustentável e padrões de produção e consumo sustentáveis

26. Consideramos a economia verde como um meio para alcançar o desenvolvimento sustentável, que deve permanecer como o nosso objetivo principal. Reconhecemos que uma economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e erradicação da pobreza deve proteger e reforçar a base de recursos naturais, aumentar a eficiência dos recursos, promover padrões de consumo e produção sustentáveis, e guiar o mundo na direção de um desenvolvimento de baixo carbono. 

97. Concordamos em estabelecer um Quadro de Ação de 10 anos sobre Consumo e Produção Sustentáveis como parte de um pacto global sobre o tema, baseado no texto elaborado nas negociações da Comissão sobre Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas em sua décima-nona sessão. 

107. Propomos que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável possam incluir padrões de consumo e produção sustentáveis, bem como áreas prioritárias tais como oceanos; segurança alimentar e agricultura sustentável; energia sustentável para todos; acesso à água e eficiência hídrica; cidades sustentáveis; empregos verdes, trabalho decente e inclusão social; e redução dos riscos de desastres e resiliência. 

O Projeto Precisa assina embaixo.












Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário