26 de ago. de 2013

PNRS e a Gestão de Resíduos Sólidos - Redução

Esta é uma série do Instituto Precisa que aborda a ordem de prioridade na gestão dos resíduos sólidos, estabelecida pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) que depende da participação de toda a sociedade para a mudança de padrões estabelecidos que não são mais compatíveis com o momento em que vivemos. A educação ambiental é um assunto transversal, mas não secundário.

O segundo item na prioridade da gestão de resíduos é a REDUÇÃO. O que podemos fazer para isso? Podemos reduzir o uso de materiais de reciclagem mais difícil, esse é o caso do isopor que mesmo sendo reciclável, tem em seu volume uma característica que dificulta esse processo.

Em que situações podemos evitar o uso de isopor, reduzindo sua produção? Na embalagem para proteção dos grandes eletrodomésticos ele é fundamental. Nas porções fracionadas de carne também protege o produto embalado, embora a cidade de Nova Iorque seja pioneira na proibição para esse fim (Resolution to ban sale of polystyrene and its use for food packing in NYC).

O uso de descartáveis em festas e eventos pode evitar o uso do isopor. Algumas empresas de transporte de encomendas já trocaram o isopor pelas almofadas de ar, mostrando que a criatividade pode ajudar a solucionar problemas ambientais e ainda reduzir custos operacionais (saiba mais).

As escolas também podem fazer sua parte e os produtores de eventos também. Para a implementação efetiva da PNRS, a participação dos consumidores é fundamental. Quando o atendente do supermercado incluir isopor nos frios que você comprar fatiado, não deixe de questioná-lo: Precisa?

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário