16 de jun. de 2015

Padronização de Carregadores de Celular

Com o número de linhas de telefonia móvel maior do que o número de habitantes, o Brasil ainda enfrenta muitos problemas nessa área, como a baixa qualidade do sinal e o alto custo das ligações em comparação com outros países.

Celulares e smartphones estão na grande maioria das casas brasileiras e por terem plugs variados para conexão de carregadores é comum as pessoas precisarem comprar um carregador para substituir o original. Com plugs sem um padrão comum, os carregadores sem uso se acumulam em gavetas e somam-se aos resíduos de equipamentos eletroeletrônicos. Uma situação que poderia ser evitada se todos os plugs de carregadores fossem iguais.

No Brasil, duas iniciativas de padronização foram apresentadas em projeto de lei, os PL-6415/2009 e PL-7133/2010, ambos rejeitados e arquivados sem aprovação. Como justificativa para o arquivamento, o poder legislativo argumentou que padronizar conectores de aparelhos de celular seria uma exigência que atrasaria a produção tecnológica do país.


Em 2013, o Projeto de Lei 5758/2013 faz nova tentativa para a padronização, alterando a Lei nº 9.472 (Lei Geral de Telecomunicações) para obrigar a padronização de interface para carregadores de telefones celulares. A pressão popular pode ajudar sua aprovação e comentários podem ser postados no site da Câmara dos Deputados, no endereço: PL 5758/2013

E você? Já precisou comprar um carregador novo, apesar de possuir outros sem uso por esse motivo?

Participe da pesquisa do Projeto Precisa: Quantos carregadores de celular SEM USO você tem?


Comentários
1 Comentários

Um comentário: