22 de mai. de 2014

Por que o Pau Brasil tem esse nome?

A mata atlântica originalmente percorria o litoral brasileiro de ponta a ponta. Estendia-se do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul, e ocupava uma área de 1,3 milhão de quilômetros quadrados. Tratava-se da segunda maior floresta tropical úmida do Brasil, só comparável à Floresta Amazônica. 

O grande destaque da mata original era o pau-brasil, que deu origem ao nome do nosso país. Alguns exemplares eram tão grossos que três homens não conseguiam abraçar seus troncos. O pau-brasil hoje é quase uma relíquia, existindo apenas alguns exemplares no Sul da Bahia. E por que era tão importante? O "brasil" se refere à cor da brasa, o forte vermelho que na idade média era a cor que tingia as roupas e mantos de nobres e de altos cargos religiosos, que embelezava os poderosos enquanto dizimava nossas matas.



A floração do pau-brasil ocorre durante todo o mês de outubro. A maturação dos frutos ocorre rapidamente, entre os meses de novembro e janeiro. As flores, muito aromáticas, sustentam-se como em um cacho, sobre um eixo alongado. Possuem 4 pétalas amarelas e uma menor, vermelha.

A árvore, que tem o tronco e galhos cheios de espinhos e pode atingir 30 metros de altura, chegou a ser considerada extinta da natureza e, por pouco, não desapareceu, depois de 375 anos de exploração. Agora, ela é considerada a árvore nacional, está protegida por lei e não pode mais ser cortada das florestas.

Apesar de dar nome ao país, poucos brasileiros conhecem a árvore. Na entrada do Museu Imperial há duas delas (foto) que passam despercebidas no meio de tanta beleza histórica.


O Programa Nacional de Conservação do Pau Brasil, instituído pela Portaria nº 320/2012 promove ações estratégicas destinadas à conservação da espécie e do seu habitat natural, com metas de:
  • reavaliação do estado de conservação da espécie;
  • identificação de unidades de conservação e áreas remanescentes que abrigam populações de pau brasil;
  • promoção do uso sustentável e de plantios comerciais da espécie.
Quando visitar Petrópolis, a cidade imperial, veja na entrada do Museu Imperial os dois que marcam a entrada do bosque. Todo brasileiro precisa conhecer a árvore que deu nome ao nosso país. Pau-brasil,  brasa, vermelho, calor, Brasil.



Aprenda mais sobre essa e outras árvores com Regina Casé em: Um Pé de Que
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário