6 de abr. de 2015

Produção sustentável economiza recursos, não ideias

Começamos a usar filtros de papel no Brasil na década de 1970 e vinte anos depois, longe daqui, foram lançados os primeiros filtros de papel não alvejado.  Isso porque alguém teve a ideia de produzir desse modo produtos que não precisassem passar pelo processo de branqueamento.

Como a polpa de madeira é bege, o papel produzido a partir da polpa, também é bege, cor das caixas de papelão e do papel kraft. Para ser branco, o papel passa por um processo de branqueamento utilizando produtos químicos, dentre eles o oxigênio, peróxido de hidrogênio, ozônio e ácidos peracéticos.




Consumir de maneira sustentável, mais do que reduzir compras, é consumir de maneira racional, usando menos recursos, menos produtos químicos, menos água. 

Os primeiros suportes de filtro de café no Brasil, eram brancos. Depois, seus fabricantes percebendo que encardiam rapidamente, lançaram na cor marrom que conhecemos até hoje. Ainda não achamos no mercado brasileiro filtro de papel não alvejado, mas já damos mostras de consumidores mais informados e damos boas vindas a ideias simples de produção sustentável. 

Produção sustentável economiza recursos, não ideias.


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário