20 de abr. de 2015

Como começou o Dia da Terra?


O Dia da Terra, 22 de abril, foi uma iniciativa do ativista ambiental e, então senador americano, Gaylord Nelson, que em 1970 estabeleceu o Dia da Terra com um discurso, infelizmente, bem atual.

"Nosso objetivo não é apenas um ambiente de belas paisagens com ar puro e água limpa, mas um ambiente de decência, qualidade e respeito mútuo entre todos seres humanos e outros seres vivos. Estamos prontos para enfrentar o desafio? Sim, temos recursos e tecnologia. Estamos dispostos? Esta é a pergunta sem resposta."

Sua intenção era propor um dia de reflexões nas diferentes comunidades para que estas discutissem seus problemas ambientais e buscassem soluções conjuntas. Nesse dia fazemos pequenas ações simbólicas, plantando árvores ou indo a pé ao trabalho. Alguns expõem cartazes dizendo "Salvemos o Planeta". O planeta está salvo, o que tentamos é evitar nossa própria extinção.

Em 1970, Gaylord falava da necessidade de questionarmos nossos "padrões de consumo, enfatizando dignidade humana e bem estar e não um desfile sem fim de tecnologia, produtora de resíduos e poluição."

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário