17 de set. de 2015

Feliz Semana da Árvore - A Sapucaia celebra vestida de cor-de-rosa

A sapucaia, conhecida por sua coloração rósea no início da primavera obedece o ritmo das estações em seu ciclo de renovação. Árvore da mata atlântica que abriga pássaros, bromélias e outros inquilinos.

Apesar de muitas iniciativas de conservação, ainda insuficientes para evitar mais desmatamentos, o poder público e a iniciativa privada buscam a integração dos diversos instrumentos regulatórios, políticas públicas e mecanismos de incentivo para a proteção e restauração florestal. Dentre as estratégias necessárias ao estabelecimento de redes de paisagens sustentáveis ao longo da região, a Conservação Internacional identificou cinco linhas gerais:


1. Planejar as ações de conservação com base em fronteiras naturais e não limites políticos (dos municípios).
2. Colaboração entre agências governamentais, empresas e instituições.
3. Grandes corredores de conservação devem estar ancorados em um sistema de áreas protegidas.
4. Restauração de corredores de florestas para o estabelecimento de conectividade entre fragmentos florestais.
5. Monitoramento com indicadores de desempenho dos aspectos biológicos, sociais e econômicos.

Torcemos para o sucesso dessas ações porque queremos continuar acompanhando o desfolhar da sapucaia no inverno e o seu renascimento com folhas cor-de-rosa na primavera.


Na imagem, uma mesma sapucaia em diferentes meses do ano.  Em Petrópolis, no mês de setembro, as sapucaias da Praça da Liberdade com suas flores cor-de-rosa mostram porque essa árvore é usada em tantos projetos de arborização.



Referência:   Conservação Internacional




Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário