21 de nov. de 2013

Por que Precisa?

A primeira coisa que me chamou atenção, quando entrei no Instituto Precisa foi seu nome. Suely me explicou que escolheu para nos lembrar que para cuidar do meio ambiente, essa deve ser uma pergunta constante.

Na hora que a moça da farmácia nos entrega uma cartela de remédio numa pequena sacola plástica, a gente deve questionar: Precisa?

Quando compramos um presente e esse é embrulhado em um papel não reciclável: Precisa?

Quando o laboratório de análises clínicas nos entrega o resultado em uma pasta plastificada, dentro de um envelope: Precisa?

Quando compramos o que não precisamos apenas porque está em promoção e certamente deixaremos de lado após o primeiro uso: Precisa?


Quando colocamos no prato mais alimento do que vamos comer: Precisa?

Quando o rapaz na padaria ou no mercado coloca uma proteção de isopor no plástico em que colocará os frios fatiados: Precisa?

Aqui no Instituto Precisa temos muitos livros sobre sustentabilidade, ecologia, conservação do meio ambiente e gestão ambiental. Às vezes me pergunto se o que precisamos não é apenas respeitar a natureza e praticar cidadania. Inventamos novos termos, escrevemos relatórios, blogs e livros mas basta virar a primeira esquina para ver papel de bala no chão, numa cidade com muitas lixeiras espalhadas. Triste ver a evolução da tecnologia dissociada da cidadania. Penso no que a Suely sempre fala e repito: Precisa?

Adelia Di Buriasco.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário