4 de mai. de 2016

Você conhece a árvore com buraco?


É claro que conhece. A embaúba, do Tupi “ambaíba”, que significa “árvore com orifício” ou “árvore que não serve para construções”, em referência a seu tronco oco, muitas vezes usado como condomínio de formigas e cupins. Em troca, as formigas ajudam na proteção da árvore, atacando insetos que tentem se alimentar das folhas. Esta associação é denominada “mutualismo” já que as duas espécies se beneficiam mutuamente.

Presentes por toda a Mata Atlântica, embaúbas são muito valiosas nos reflorestamentos, pois seus frutos atraem uma rica fauna que auxilia na regeneração da mata. Ao visitar as embaúbas para se alimentar, os animais defecam sob sua copa sementes ingeridas em outras áreas. Suas folhas proporcionam, dessa forma, o sombreamento necessário para o crescimento das outras árvores, cujas sementes já chegam ao solo devidamente “adubadas”. Os bichos, então, comem um pouco mais de seu fruto e espalham novas embaúbas pela floresta.



Em Petrópolis, em frente à fábrica da Cerveja Bohemia há essa espécie que apresenta esse pendão cor de vinho, nos meses de março a maio.




Para saber mais: Árvores do Brasil

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário