8 de mai. de 2015

Mosaico Central Fluminense - Mata Atlântica Preservada

Assim como um mosaico é feito com pequenos fragmentos que compõem uma arte maior, o mosaico de florestas é composto por várias unidades de preservação. No Brasil, os mosaicos de Unidades de Conservação e Áreas Protegidas foram oficialmente instituídos pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação - Lei Federal Nº. 9.985/00, que diz em seu Artigo 26: "Quando existir um conjunto de unidades de conservação de categorias diferentes ou não, próximas, justapostas ou sobrepostas, e outras áreas protegidas públicas ou privadas, constituindo um mosaico, a gestão do conjunto deverá ser feita de forma integrada e participativa, considerando-se os seus distintos objetivos de conservação, de forma a compatibilizar a presença da biodiversidade, a valorização da sociodiversidade e o desenvolvimento sustentável no contexto regional."




Aqui no Estado do Rio, em nossa região serrana temos o Mosaico Central Fluminense que congrega as unidades de conservação de Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, São José do Vale do Rio Preto, Areal e cidades da baixada fluminense. O Mosaico Central Fluminense tem o apoio de várias instituições, como a Embrapa, Fiocruz, UFRJ – IFICS, Reserva da Biosfera UNESCO, SOS Mata Atlântica, Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, dentre outras. O projeto de Fortalecimento dos Mosaicos, uma parceria da Associação Mico Leão Dourado, Valor Natural e Conservação Internacional, proporcionou a estruturação de um Escritório Técnico do Mosaico e um plano de comunicação de apoio às atividades: manutenção do site, boletim informativo e assessoria de comunicação, prospecção de oportunidades de editais e financiadores, além de apoio na elaboração de projetos. Outra função importante é a atualização de um Banco de Dados sobre as Unidades de Conservação do Mosaico, completo e acessível com trabalhos acadêmicos e dados estatísticos e cartográficos. 

Uma de suas importantes atribuições é a divulgação para o público externo e é por isso que o Mosaico tem lugar cativo no Instituto Precisa para divulgar suas ações de preservação da Mata Atlântica. Muito do seu trabalho pode ser conhecido no canal do Youtube TV Mosaico Central e, é claro, no site da instituição.

Na TV Mosaico Central a gente se informa sobre os projetos em andamento e pode ver belíssimos passeios como o que vai da Baixada Fluminense, subindo pelo antigo caminho do ouro, passando pelos bairros do Caxambú e Bonfim (em Petrópolis), chegando em Teresópolis pela travessia do morro do Açu.




O "Caminhos da Serra do Mar" é um projeto do Parque Nacional da Serra dos Órgãos que tem o objetivo de criar um sistema de caminhadas entre os municípios de Magé e Nova Friburgo que passe por diversas unidades de conservação do Mosaico Central Fluminense, num total de 170 km. Participe das caminhadas, dos projetos, da preservação da mata. Visite o site e conheça trilhas, abrigos e dicas. 




Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário