3 de nov. de 2015

Logística reversa de lâmpadas em Petrópolis

A logística reversa de resíduos foi estabelecida pela lei federal 12.305/2010 e determina o retorno de resíduos ao processo industrial ou para uma disposição ambientalmente adequada.

Em Petrópolis/RJ, lâmpadas fluorescentes são aceitas pela Comdep que possui equipamento para separação do mercúrio e outros componentes. Precisam ser colocadas em caixa de papelão para que não se quebrem e entregues nos pontos de coleta (Mosela e Carangola). O Município possui contrato com a Empresa Ambiserv Sul Ambiental Ltda, que coleta e descontamina as lâmpadas e providencia a disposição correta. As lâmpadas são armazenadas no Ecoponto do Carangola, num total aproximado de 60.000 unidades/ano.

Na rua Paulo Barbosa, a loja Wanderlar da Galeria Regente, possui coletor para lâmpadas fluorescentes queimadas. A loja também possui coletor de pilhas e baterias, iniciativa que começou há mais de dez anos. As lâmpadas fluorescentes queimadas ali depositadas também são encaminhadas para a Comdep.


Logística reversa de resíduos precisa de estrutura e de ações de comunicação. O Instituto Precisa - mudando conceitos - participa do processo de logística reversa, comunicando pontos de coleta e levando o jogo gestão de resíduos a empresas e escolas. O jogo mostra os resíduos perigosos que geramos no dia a dia e a maneira correta de descartá-los. 

Descarte corretamente, participe, divulgue e conheça o jogo Gestão de Resíduos.


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário